Os números que revelam grandiosidade da maior ponte marítima do mundo, na China!
Necessariamente ser a maior ponte do mundo, não garante que a obra tenha
sido projetada para satisfazer a uma demanda de conexão entre Hong Kong até Macau,
cuja circulação é “mão inglesa”.
Os custos da construção da ponte, não serão satisfeitos pela cobrança de
pedágios através do número de veículos que irão ser autorizados a utilizar da
ponte. Ainda, com receita anual insuficiente, cerca de 1/3 da receita irá para
a manutenção dos 55 Km (cinquenta e cinco quilômetros) de sua extensão.
Ainda, ressaltando que alguns críticos a chamam de ELEFANTE BRANCO, e
outros, dizem que a ponte foi feita para coibir politicamente a independência
da ilha de Hong Kong, ao liga-la ao continente.
Existem aspectos além do bom projeto de engenharia envolvidos nas
questões de planejamento dessa ponte e sua construção, que ora não iremos
abordar. Para ler a reportagem completa, colocamos a publicação na íntegra, e
com a fonte, poderá ler diretamente no site que a publicou.
Agradeço a atenção na leitura.
Engº José Antonio Gonçalves.’.
Ribeirão
Preto, SP – BRASIL – Editado e publicado Outubro/2018.
“O presidente chinês, Xi Jinping, inaugurou
oficialmente a maior ponte de travessia marítima do mundo, nove anos após o
início da construção e em meio a críticas de que o projeto - concebido para
impulsionar o crescimento econômico; não passa de um "elefante branco" e de que causou "sérios
danos" à vida marinha em seu entorno, além de mortes de trabalhadores.
Incluindo as estradas de acesso, a ponte abrange 55 km e liga Hong Kong
a Macau e à cidade chinesa de Zhuhai.
A estrutura custou cerca de US$ 20 bilhões (o equivalente a R$ 73,7
bilhões) e registrou vários atrasos no cronograma. Seu prazo inicial de
conclusão era o ano 2016, que acabou postergado devido à escassez de mão de obra
e de materiais de construção.
A obra também foi marcada por problemas em questões de segurança - pelo
menos 18 trabalhadores morreram em serviço.
Xi participou da cerimônia de inauguração, que aconteceu nesta
terça-feira em Zhuhai, junto com os líderes de Hong Kong e Macau.
O que há de tão especial nessa ponte?
A travessia conecta as três principais cidades costeiras no sul da China
- Hong Kong, Macau e Zhuhai. A ponte, projetada para resistir a terremotos e
tufões, foi construída usando 400 mil toneladas de aço, o suficiente para
erguer 60 torres Eiffel.
Cerca de 30 km do seu comprimento total atravessa o mar do delta do Rio
das Pérolas. Para permitir a passagem de navios, uma seção de 6,7 km no meio
mergulha em um túnel submarino que passa entre duas ilhas artificiais.
Um das duas ilhas artificiais que foram construídas como parte do
bilionário projeto de infraestruura.
As seções restantes são estradas de ligação, viadutos e túneis
terrestres que conectam Zhuhai e Hong Kong à ponte principal.
Por que ela foi construída?
A ponte faz parte do plano da China de criar uma Grande Área de Baía,
incluindo Hong Kong, Macau e outras nove cidades no sul da China - na esperança
de competir com as de São Francisco, Nova York e Tóquio.
A área é atualmente habitada por 68 milhões de pessoas. E a expectativa
é transformá-la em uma zona econômica com ênfase em tecnologia, como uma
espécie de concorrente ao Vale do Silício dos Estados Unidos.
As indústrias de logística e turismo também esperam um grande crescimento
na esteira do projeto. A expectativa é por uma melhor integração entre essas áreas,
mas não só isso.
A redução do tempo de
viagem que ela proporcionará entre Zhuhai e Hong Kong é apontada como um dos
ganhos: a expectativa é de que o percurso, antes feito em até quatro horas,
seja concluído em 30 minutos.
Qualquer um pode atravessar a ponte?
Não. Aqueles que querem atravessar a ponte devem obter licenças
especiais, distribuídas por um sistema de cotas. E todos os veículos pagam um
pedágio.
A ponte não é atendida por transporte público, mas ônibus privados farão
o percurso. Não há ligação ferroviária. Autoridades inicialmente estimaram que
9,2 mil veículos atravessariam a estrutura todos os dias. Posteriormente,
depois que novas redes de transporte foram criadas na região, eles reduziram
suas estimativas.
Dirigir ao longo da estrutura promete ser um desafio: em Hong Kong e em
Macau, as pessoas dirigem à esquerda, como no Reino Unido, mas o resto da China
dirige à direita, tal como na Europa continental e nos EUA.
O que as pessoas estão dizendo a respeito?
O projeto tem sido alvo de muitas críticas. A ponte foi apelidada de
"ponte da morte" pela mídia local. Pelo menos nove trabalhadores do
lado de Hong Kong morreram, e autoridades disseram à BBC que outros nove também
morreram no continente; atingidos por máquinas ou após despencarem no mar.
Centenas de trabalhadores chegaram a sofrer acidentes e a ficarem
feridos durante a obra.
Estrutura foi apelidada de 'ponte da morte' pela mídia local, devido à
morte de ao menos 18 trabalhadores durante a construção.
Também houve problemas relacionados ao impacto ambiental.
Grupos ambientalistas dizem que o projeto pode ter causado sérios danos
à vida marinha na área, incluindo ao golfinho branco chinês, espécie
considerada "criticamente rara" e "vulnerável".
A quantidade desses golfinhos vista nas águas de Hong Kong caiu de 148
para 47 nos últimos 10 anos, e eles agora estão ausentes da região próxima à
ponte, de acordo com a filial de Hong Kong do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, da sigla em inglês).
"O projeto causou danos irreversíveis ao mar", disse Samantha
Lee, diretora-assistente de preservação marinha na WWF. "Receio que o
número (de animais) nunca mais volte a subir". As autoridades disseram que
"fizeram o melhor possível" para proteger o meio ambiente ao longo da
ponte.
Tem sido raro ver golfinhos brancos chineses ao redor da ponte depois de
anos de construção, dizem grupos ambientalistas.
O investimento vai ser recuperado?
A ponte, estradas de acesso e ilhas artificiais que compõem o projeto
custaram impressionantes US$ 20 bilhões (R$ 73,72 bilhões) para serem
construídas; a ponte principal consumiu, sozinha, US$ 6,92 bilhões (R$ 25,51
bilhões).
Autoridades chinesas dizem que tal infraestrutura vai gerar até 10
trilhões de yuans (US$ 5,31 trilhões) para a economia, mas um parlamentar de
Hong Kong questionou essa cifra.
"Eu não tenho tanta certeza de como a ponte pode se sustentar se
não houver muitos carros passando por ela", disse Tanya Chan à BBC News
Chinesa.
"Tenho certeza de que nunca conseguiríamos recuperar (o valor
investido na construção).".
De acordo com uma estimativa da BBC Chinesa, a ponte só vai gerar
arrecadação de cerca de US$ 86 milhões (R$ 317 milhões) em pedágios por ano. Um
terço dessa receita, contudo, teria de ser usadas nos custos de manutenção.
Críticos chamaram a ponte de "grande
elefante branco" que não garante retorno econômico. Outros disseram
que seu principal objetivo é simbólico, assegurando que Hong Kong esteja fisicamente
conectada ao continente”.
*Reportagem adicional de Lam Cho Wai, da BBC China.
FONTE: NOTÍCIAS UOL – Web Site. Acesso em
234/10/2018. Disponível no link < https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/10/23/os-numeros-que-revelam-grandiosidade-da-maior-ponte-do-mundo-na-china.htm
>
DIVULGAÇÃO: ENGEFROM ENGENHARIA -
Escritório técnico de serviços em engenharia civil e engenharia urbana.
Engº José Antonio Gonçalves - Ribeirão Preto, Estado de São Paulo - BRASIL.
O
presidente chinês, Xi
Jinping, inaugurou oficialmente a maior ponte de travessia marítima do
mundo, nove anos após o início da construção e em meio a críticas de que
o projeto - concebido para impulsionar o crescimento econômico... -
Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/10/23/os-numeros-que-revelam-grandiosidade-da-maior-ponte-do-mundo-na-china.htm?cmpid=copiaecola
O
presidente chinês, Xi
Jinping, inaugurou oficialmente a maior ponte de travessia marítima do
mundo, nove anos após o início da construção e em meio a críticas de que
o projeto - concebido para impulsionar o crescimento econômico... -
Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/10/23/os-numeros-que-revelam-grandiosidade-da-maior-ponte-do-mundo-na-china.htm?cmpid=copiaecola
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